Azoto é o mesmo que nitrogênio (símbolo N), um elemento químico gasoso que compõe cerca de 78% do ar que respiramos.
Definição básica
O azoto/nitrogênio é um gás incolor, inodoro e insípido, pertencente ao grupo 15 da tabela periódica e com número atômico 7. Na atmosfera aparece principalmente como molécula diatômica N2N_2N2, muito estável devido à forte ligação entre os dois átomos.
Presença na natureza
O azoto é o gás mais abundante na atmosfera terrestre, representando aproximadamente 78% do seu volume. Ele participa do ciclo do nitrogênio, passando pela atmosfera, solo, plantas, animais e retornando ao ar por processos como fixação e desnitrificação.
Importância para a vida
O azoto é componente essencial de aminoácidos e proteínas, que formam estruturas e enzimas dos seres vivos. Também faz parte dos ácidos nucleicos (DNA e RNA), responsáveis pela informação genética em todos os organismos.
Usos principais
Na indústria, o azoto é usado para produzir amônia e fertilizantes, criar atmosferas inertes e como azoto líquido em processos de refrigeração e criogenia. Na medicina e em laboratórios, o azoto líquido é empregado em crioterapia, conservação de amostras biológicas e diversos procedimentos técnicos.
