Parece que você está se referindo a “Onde os fracos não têm vez”. Esse é o título em português do filme “No Country for Old Men”, dos irmãos Coen, e também o jeito como muita gente se refere a lugares ou situações muito duras, onde quem é vulnerável não consegue se manter.
Filme e significado básico
“Onde os fracos não têm vez” é um filme de 2007, um suspense/ drama ambientado na fronteira do Texas, em torno de um negócio de drogas que deu errado, uma mala de dinheiro encontrada por um caçador e a perseguição de um assassino implacável, Anton Chigurh. O título sugere um mundo dominado pela violência e pelo caos, em que pessoas mais frágeis, mais éticas ou mais “antigas” se sentem deslocadas ou acabam esmagadas pelos acontecimentos.
Sentido da expressão
Fora do contexto do filme, muita gente usa “onde os fracos não têm vez” para falar de ambientes competitivos, violentos ou desumanos, como certos mercados de trabalho, crime organizado ou situações de extrema desigualdade. A ideia central é que se trata de um cenário sem espaço para ingenuidade, fragilidade ou idealismo, em que sobrevivem principalmente os mais duros, frios ou adaptados às regras brutais daquele mundo.
